top of page

Traduzido do latim por David Balparda de Carvalho, com comentários.

Neste capítulo inicial de sua obra publicada em 1509 em Milão, Monte descreve termos que serão usados na luta livre (Palestra), na luta armada, as armas ofensivas, as defensivas (escudos) e peças de armadura.

Esta é a parte dedicada às estratégias e artimanhas de luta livre - palestra ou wrestling - nas várias situações de agarramento. É necessário ler o Vocabulário (Cap. 1) para entender os golpes básicos descritos aqui.

Aqui Monte fala sobre um hábito ou costume que devemos ter ao lutar com armas. O universal porque também vale para a luta livre, e o específico que será usado para a espada. E no curto cap. 13 ele nos adverte sobre o perigo de ficar parados ao combater com armas.

Os capítulos em que Monte fala sobre combate com espada de duas e uma mão, especificamente a pé, sem armadura brilhante (de placas) e sem escudos, e com golpes que servem em várias armas, estão dispersos em vários pontos pelos Livros I e II, e é frequente se encontrarem repetições. Aqui coletamos os capítulos mais relevantes para espada e também organizamos uma série de exercícios que acreditamos replicar fielmente os exercícios que Monte descreveu.

No capítulo 15 do Livro I e capítulos 26 a 31 do Livro II, Monte trata do uso de escudos diversos e capa com a espada de uma mão. As armas mencionadas incluem o broquel, a rotella (uma targa pequena), a parma, que é um escudo circular de tamanho médio, e a capa. O capítulo com mais jogo é o da parma, porque dela se aplica o mesmo jogo ao broquel e rotella.

bottom of page